segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Entenda suas carimbeiras - com Babi



Existem diversos tipos de carimbeiras disponíveis no mercado de scrap, cada uma com diferente composição, tamanho e finalidade. A grande maioria das carimbeiras são livres de ácidos, atóxicas e muitas delas resistentes ao tempo, o que vêm facilitando cada vez mais o nosso trabalho e a preservação das nossas criações. Hoje vamos aprender a diferenciar os  principais tipos de carimbeiras. Preparadas??? O post ficou um pouco grande, mas eu queria deixar tudo bem explicadinho para vocês. 
Bom, antes de começar eu gostaria de esclarecer uma coisinha: Eu  mantive os nomes no idioma inglês, uma vez que, por serem produtos importados e rotulados nesse idioma, eu achei importante que vocês identificassem pelo nome original.

Podemos dividir as carimbeiras em 3 categorias gerais: as Dye Inks (tinta à base de corantes), as Pigment Inks (tinta à base de pigmentos) e as Special Inks (tintas especiais). Dentro de cada categoria veremos os diferentes tipos de carimbeiras, suas composições e finalidades.

Dye Inks


São carimbeiras  à base de corantes. Possuem uma excelente absorção nas fibras dos papeis, e em algumas superfícies a secagem é praticamente imediata. As Dye Inks vêm em diferentes cores, tamanhos e formatos de carimbeira, e sua esponja é geralmente mais firme que  as Pigment Inks.  
;

Dye Ink à base de água


Esse tipo de carimbeira é  livre de ácido, mas  a tinta tende a ficar mais clara  com o decorrer do tempo, especialmente com exposição à luz. Apesar de ser  à base de água, esse tipo de carimbeira não é a prova d’água. Se você gosta de colorir suas imagens com lápis aquarelável, chalks ou marcadores à base de água como os do Tim Holtz, essa definitivamente não é a carimbeira mais indicada.  Mas se você gosta de criar manchas nos estilo aquarela, essa é uma carimbeira que produz um efeito de “manchas de aquarela” quando molhadas. Uma das vantagens desse tipo de tinta é que a limpeza nos carimbos é super fácil, basta limpar com um lenço umedecido  ou uma toalhinha molhada com água. Uma outra dica é de não utilizar papeis com grande poder de absorção, pois a tinta tende a se expandir  e “vazar” com facilidade. 



 



Exemplos de carimbeiras Dye Ink à base de àgua.
  • Tsukineko Impress
  • Clearsnap Vivid!
  • Ranger Adirondack Dye Ink ( não desbota - fade resistant)
  • Ranger Nick Bantock Dye Ink
  • Stampin’ Up! Classic Ink Pads (com exceção da Basic Black, Basic Brown and Basic Grey).

Dye Ink Distress e Antique

 As carimbeiras   Tim Holtz Distress Ink são  o exemplo perfeito e mais popular desse tipo de carimbeira. Uma das características principais dessas carimbeiras é que a tinta permanence molhada por um período maior, tornando-a mais flexivel de ser trabalhada. São perfeitas para quem gosta de trabalhar com a tinta mais molhada  e no estilo aquarela.Você pode carimbar a imagem no papel e utilizar pinceis, sprays entre outros materiais com água para criar efeitos diversos. Podem ser aplicadas em fotos e com outros tipos de Dye Ink, mas antes de aplicar em fotos ou documentos especiais é recomendável que você faça pequenos testes, compreendendo assim o uso dessa tinta em papeis especiais. 






A Walnut Ink também é muito utilizada para criar efeitos de Distress. A tinta é produzida a partir das sementes de Walnut (noz),  que são  embebidas em água até formar uma tinta escura.  A Tsukineko  produz uma tinta que pode ser diluída em água para criar um efeito marrom escuro nos papeis dando a ideia de antigo. Recentemente, a Tsukineko lançou a Walnut Ink em Spray e já pronta para o uso.  A empresa FiberScraps  também produz uma tinta à base de Walnut  chamada EZ Walnut Ink TintZ, mas em uma escala diferenciada de cores.  Estas são muito similares as Distress Tim Holtz, mas vêm embaladas no formato de Dauber ao invés da tradicional carimbeira. 







Uma  outra linha de carimbeiras no estilo Distress são as Hero Arts Shadow Inks. Essas carimbeiras  foram criadas com para dar um efeito “lavado” e suave nos papeis e, além disso, são utilizadas para dar um efeito de aquarela quando misturadas em água. São utilizadas na criação de background ou para fazer camadas com as imagens carimbadas.




Exemplos de carimbeiras Dye Ink Distress e Antique:

  • Distress Tim Holtz - Ranger
  • EZ Walnut Ink TintZ, Fiber Crafts
  • Hero Arts Shadow Inks -  Hero Arts


Dye Inks à prova d’água


Eu acredito que as carimbeiras Dye Inks à Prova d’água são as mais utilizadas por nós, scrappers, para carimbar imagens, preservando a qualidade e contorno da imagem. Essas tintas são utilizadas por diversas razões, sendo as quatro principais: secagem rápida, alta qualidade da imagem carimbada, por serem resistentes à água  e  maior resistência ao tempo, ou seja, a tinta permanecerá no papel por um período bem maior do que  os outros tipos de Dye Ink.
Um ponto importante que devemos ter cuidado é para as carimbeiras rotuladas como permanent ink, e isso não significa que são à prova d’agua e indicada para tecidos, plásticos e outros objetos que serão lavados com água. A desvantagem desse tipo de carimbeira é que, por serem à prova d’água, geralmente são mais dificieis de serem removidas dos carimbos e superfícies.  Você encontrará soluções especiais  para a limpeza desses produtos, no entanto,  existem algumas receitinhas caseiras para limpeza disponíveis na internet.






Exemplos de Dye Inks à prova d’água.
  • Memento Pad e Memento Dew Drops - Tsukineko. Esta carimbeira possui uma secagem instantânea, fade resistant (não desbota) e é indicada para para colorir com marcadores à base de Álcool (Copic).
  • Ancient Page - Clearsnap
  • Memories  - Stewart Superior
  • Archival Inks - Ranger (resistente ao tempo, a prova d´água e indicada para colorir com aquarela, distress e tintas à base de água. Segura para uso em fotos.
  • Stampin’ Up! Classic Ink Pads apenas nas cores Basic Black, Basic Brown e Basic Grey.

Dye Inks Alcohol Inks 

.
Alcohol Inks da Ranger é uma tinta um pouco diferente das tintas convencionais. Para começar  elas  são embaladas em pequenos frascos ao invés do formato tradicional de carimbeira.  É uma tinta permanente e pode ser utilizada em todas as superfícies, incluindo papeis tipo Glossy, metais, vidros, plásticos e etc.  Por ser uma tinta à base de àlcool sua secagem  é extremamente rápida, exigindo um  cuidado maior na hora de ser aplicada. São comumente utilizadas para produzir efeitos  de backgrounds e tambem utilizadas junto a outros tipos de carimbeiras. Existem alguns feltros fabricados pela marca que facilitam a aplicação, e também a solução Blender  utilizada para diluir a tinta e facilitar a mistura entre as diferentes cores. 
Dica: Evite utilizar as Alcohol Inks em superfícies porosas. Lembre-se quando mais porosa for a superfície, mais tinta  você irá gastar.






Pigment Inks 



As Pigment  Inks são produzidas a partir de pigmentos sólidos, geralmente à base de glicerina. São mais espessas e suas esponjas são mais macias quando comparadas as Dye Ink. Não são aborvidas com facilidade e, por isso, não são recomendadas para papeis no estilo glossy e superfícies não-porosas (plástico, metal, vidro) pois podem demorar muito a secar ou nunca secar completamente.Por serem espessas e de secagem demorada, são ideias também para técnicas de emboss quente.  Uma outra desvantagem das Pigment Inks é que elas são difíceis de serem removidas e, geralmente, mancham um pouquinho os carimbos. A maioria pode ser limpa com água, mas você vai precisar de uma esponjinha ou uma escovinha para limpar completamente o seu carimbo.





Exemplos de carimbeiras Pigment Inks:
  • ColorBox - Clearsnap
  • VersaColor - Tsukineko
  • Adirondack Pigment Ink – Ranger

Pigment Inks de Secagem rápida


Algumas carimbeiras são a base de resina ao invés de glicerina e secam com mais facilidade. A Brilliance da Tsukineko é uma carimbeira com essas características e que ao secar  produz um efeito cintilante e aveludado. Essa carimbeira não é muito indicada para técnica de emboss quente  por secar com mais facilidade. Segura para uso em fotos.






A VersaFine (tambem da Tsukineko) é uma Pigment Ink de secagem rápida, produzida a partir de óleos (solúveis em água) que oferece a opacidade das tintas pigmentadas, mas com secagem rápida em superfícies porosas (pode não secar em algumas superfícies não-porosas). Além disso, é livre de ácido, a prova dágua e de longa duração. 
Vantagens: Permite carimbar imagens detalhadas mantendo a qualidade da imagem e também pode ser utilizada com aquarelas e marcadores à base de água.
 Desvantagens: Maior dificuldade de limpeza e a pouca variedade de cores oferecidas.




Pigment Inks  brilhantes


Alguns tipos de  Pigment Inks são produzidas a partir  de partículas brilhantes, permitindo um efeito metálico. Muitas marcas divulgam esse "brilho" com diferentes nomes, como: metallic, pearlescent, iridescent, reflective e interference inks, mas cada um desses nomes representam diferentes tipos de brilhos.






Metallic inks: Nesse tipo de  tinta são adicionadas  partículas de alumínio  ou outro metal para produzir o efeito brilhante. Exemplos: ColorBox MetaleXtra e  a Tsukineko Encore.
 .
Reflective interference: São produzidas a partir de substâncias (como a Mica e minerais) que conferem à tinta um aspecto de Prisma. Exemplos:  Mica – ColorBox, Mica Magic e Opalite- Tsukineko.
 .
Pearlescence: Apresentam um brilho mais leitoso e, como o próprio nome diz, possui um brilho perolado. Exemplo:Brilliance -  Tsukineko
 .
Iridescence:  São próximas, se não iguais as reflective interference. Exemplo: Palette - Stewart Superior.
.

,.,
Pigment Inks  para tecidos e madeira


Algumas tintas  por serem à prova d’água podem ser utilizadas em tecidos, mas, se você pretende lavar o tecido com maior frequência, é indicado o uso de tintas especiais para esse tipo de material.  Uma particularidade  da maioria dessas tintas é que ao serem aquecidas se tornam permanentes em tecidos  e madeira.





Exemplos  de  Pigment Inks para tecidos e madeira: 
  • Crafter’s Ink - ColorBox
  • VersaCraft (Fabrico) Tsukineko
  • Craft Inkpads - Stampin’ Up!
  • Memento Luxe - Tsukineko

 

Pigment Inks  Chalk  Inks 

Esse tipo especial de  tinta se assemelha, pela aparência mais opaca, com giz e por isso são chamadas de chalk inks. Essa sua opacidade permite carimbar papeis mais escuros ou na criação de  backgrounds. São produzidas através de  pigmentos e água e,  por isso, são mais fáceis de serem limpas. Sua secagem é relativamente rápida e, em geral, quando aquecida, a tinta se torna permanente. Algumas marcas produzem chalk inks resistentes ao bleeding (que é quando a tinta vaza ou mancha a superífice), além de permitirem emboss quente. 







Exemplos de Chalk Inks:
  • Fluid CHALK Inks - ColorBox
  • Chalk Ink Pads - VersaMagic
  • Chalk Finish inkpads - Memories

Rainbow Inks


A maioria das carimbeiras possuem apenas uma cor de tinta, no entanto encontramos no mercado algumas marcas que produzem  mais de um cor em uma mesma carimbeira, e estas são chamadas de "spectrum" ou "rainbow".  São encontradas em Dye ou Pigment Inks. O propósito desse tipo de carimbeira é de criar uma mistura leve entre as diversas cores, mas em algumas marcas as cores podem ser separadas em mini carimbeiras individuais. 





Examplos de Spectrum/Rainbow ink:
  • Big & Juicy Rainbow pads (dye ink )  - Ranger
  • ColorBox PaintBox (pigment and chalk) - Clearsnap
  • ColorBox PetalPoint (pigment and chalk) - Clearsnap
  • Crafter’s Ink Option Pads - Clearsnap
  • Dye Rainbow Pads - Memories
  • Pigment Rainbow Pads - Memories
  • Chalk Rainbow Pads - Memories
  • Splendor – Tsukineko


Special Inks

Solvent Inks


São carimbeiras à base de solventes. Esse tipo de tinta se torna permanente na maioria das superfícies (madeira, plástico, vidro, metal, papel, acetato) apenas com a secagem natural, ou seja, você não precisa aquecê-la para torná-la permanente.  Apesar de permanentes não são indicadas para carimbar tecidos  e nem para colorir com marcadores à base de àlcool (Copic).  A carimbeira à base de solvente mais conhecida é a Stazon, produzida em diversas cores.  Muito utilizada tambem para carimbar imagens que serão coloridas com aquarela e marcadores à base de água.
Exemplos  de tintas à base de solvente:





Exemplos de Special Inks à base de solventes:
  • Tsukineko Staz-On
  • Zim Ink
  • Décor-it
  • 123 Ink
  • Fiesta

Embossing Inks

Embora algumas carimbeiras possam ser utilizadas para fazer emboss quente, muitas marcas lançaram carimbeiras próprias para essa técnica. Nesse tipo de carimbeiras a tinta  possui basicamente a mesma composição das Pigment Inks, mas sem o pigmento que dá cor à tinta. 



Exemplos de carimbeiras emboss:
  • Tsukineko Emboss
  • Marvy Tinted Embossing Pad
  • Top Boss - Clearsnap
.

Watermark e Resistent Inks

São carimbeiras translúcidas, produzidas a partir de pigment inks, mas sem corante que dá a cor à tinta.Podem ser utilizadas em técnicas de marca d’água, inclusive em papeis coloridos e escuros. Essas carimbeiras tambem são "resistent", ou seja, são resistentes e não mancham quando misturadas a outros tipos de tintas (Dye e Pigment Ink).





Exemplos de watermark e resistent inks:
  • VersaMark – Tsukineko  - Essa carimbeira não é categorizada pela marca como carimbeira para emboss, mas devido a sua textura, transparência e secagem lenta acaba sendo muito utilizada em técnicas de emboss quente.
  • Watermark - Clearsnap
  • Palette Embossing & Watermark Inkpad - Stewart Superior
  • Ranger Clear Resist
Carimbeira especial:  A carimbeira Perfect Medium da Ranger  possui uma função muito próxima a de marca d’água, mas com a tinta um pouco mais espessa. Vêm em 2 cores: transparente e preta e é usada para fixar pó de emboss (Perfect Medium).

Carimbeiras Glue Pad

Esse tipo de carimbeira não é composta por tintas,mas sim de uma espécie de adesivo líquido  transparente. São livres de ácido,  archival (segura para fotos e de longa duração)  e podem ser utilizadas com gliter, pó de emboss, pós metálicos,e entre outros.  







Exemplos de Glue Pads:
Glue Pad from Stewart Superior
Essential Glue Pad - Tsukineko(precisa ser aquecida com o aquecedor de emboss para funcionar)

  ..


  ..

..

Então é isso, pessoal. Espero que tenham gostado da matéria e até a próxima.
Ahh não se esqueçam de participar do desafio #97 com a Adri Munhoz.
Beijocas, Babi.


6 comentários:

maria valderez disse...

Obrigada Babi! Fiquei encantada com tanta informação que nos foi passada com tanta clareza.
Bjs

Elisabeth Sarkis disse...

Um show de dicas,ameii,obrigada!!

Chris Macedo disse...

post incrível.....obrigada pelas dicas valiosas Babi....bjinhos

Keridinha disse...

Muito bom!
Obrigada!
Bj

papelcomluxo disse...

Obrigada pelos esclarecimentos: muito valioso(vou anotar para futura compra de carimbeiras) Beijo!

Farol Centro de Estética disse...

Muito bom!