segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dicas de CARIMBOS com Taty Vanessa


Estava com saudades... Adoro fazer parte deste grupo, e quando falo grupo não me refiro somente as Dt’s, mas também cada seguidora e participante assídua dos desafios.
O assunto que seguirá no decorrer desta postagem é super legal,  porém extenso, (e acreditem poderia ser bem maior). E mesmo com chances de ser cansativa, eu ainda posso cometer o pecado de deixar coisas importantes para traz, na tentativa de ser sucinta. Mas vamos lá...

Quando criança vocês fizeram carimbos com batata?
Eu fiz, varias vezes, e adorava os resultados, claro, era um desperdício (batata pra todo lado), sem contar que o produto final era perecível, logo escurecia e ia perdendo a forma com o uso.
Ainda bem que crescemos, e a modernidade trouxe a salvação para as batatas, e para as imagens estampadas por elas (rsrs).
Deixando o passado para traz, vamos partir para o que interessa.

O Sucesso Rubber Stamping! .....    
Cuidado pode tornar-se viciante!

Sim, é verdade... usar carimbos em seus trabalhos pode viciar! 

Alguns CardMakers podem até pensar que a técnica de carimbo é difícil de aprender. Nada poderia estar mais longe da verdade! 
Alguns podem ter dificuldade, porém, com um pouco de prática poderão criar belas imagens em seus trabalhos e com o tempo ainda poderão desenvolver um estilo próprio.
Para incentivar o uso de carimbos  vou tentar apresentar os tipos, modo de usar e ainda algumas dicas que facilitaram o uso destes versáteis amigos...  

Primeiramente:

Podemos encontrar Carimbos com imagens sólidas ou de contorno.
Na primeira opção podemos fazer o uso de tintas, pó para emboss, e uma infinidade de materiais diretamente e assim criar uma imagem com estilo de arte.
Já com os carimbos de contornos, utilizando uma almofada de tinta (carimbeira) criaremos uma imagem que pode ser deixada em branco ou colori-la de diversas maneiras. (Ficam para outra postagem as maneiras de colorir os carimbos).
Há uma variedade significativa de carimbos de borracha. Você pode se identificar com um ou com todos eles ao mesmo tempo. Eis aqui alguns:

De Madeira Montada - como o próprio nome sugere a imagem de borracha é fixada em um bloco de madeira que muitas vezes é sulcado pelas laterais para facilitar o manuseio. 

Carimbos Desmontados eles são desmontados e para usá-los você tem que adicionar um pouco de espuma especial, que vai fazê-los aderir a um bloco de acrílico ou você terá que usar algum adesivo de montagem.
 

Carimbos de polímero ou clears tornaram-se muito populares. São muitas vezes vendidos em conjuntos temáticos. Um conjunto completo pode custar menos do que o preço de um grande carimbo de madeira. Para utilizá-los você precisa de uma base de acrílico.

Carimbos de Espuma Montado Estes não tem boa qualidade como os outros tipos e não produzem uma boa imagem como os outros. 

Passos para um ótimo resultado final

Passo 1: Escolha o carimbo de borracha que você deseja usar. 

Passo 2: Dependendo do tipo de papel ou cartão que você está trabalhando, selecione sua tinta.

Passo 3: Trabalhe sobre uma superfície plana. 

Passo 4: Bata levemente a almofada de tinta em toda a superfície de uma forma uniforme. Não pressione muito, pois isso fará com que ocorra excesso de tinta, e assim, além do desperdiço, pode borrar sua imagem final.

Passo 5: Se você estiver usando um carimbo de madeira, segure-o pelos lados, levante-se, e cuidadosamente posicionar o selo exatamente onde você deseja que a imagem seja estampada.

Passo 6: Pressione firmemente, exercendo uma pressão uniforme sobre todas as áreas do carimbo. Mas não fique tentado a balança-lo, pois assim a imagem ficará embaçada, ou até mesmo dupla.

Passo 7: Seja paciente e deixe a tinta secar antes de continuar com seu trabalho.

DICAS:
  • Se você é novo na prática de carimbar, teste em pedaços de papel rascunho para ter certeza de aperfeiçoar a sua técnica.
  • Como possuímos uma variedade enorme de carimbos, (pequenos, médios grandes e muito grandes) você precisa saber que,para cada um, a quantidade de pressão para obter uma imagem perfeita irá variar. Isto quer dizer que, os maiores exigirão mais pressão.
  • Se você irá utilizar um carimbo com uma grande área aberta, (um balão, por exemplo), tenha cuidado para não deixar nenhuma tinta nesta área. Se acontecer, use um cotonete para limpar cuidadosamente a área. Assim não terá nenhum problema na imagem final.
  • Carimbos, especialmente as de madeira montados, não são baratos, mas se forem devidamente cuidados irão durar por toda vida.
  • Adquira o hábito de cuidar deles desde o início

Vamos falar sobre  Armazenamento:

Para Carimbos de borracha tradicionais:
 
1. Guarde longe da  luz solar direta. Se não tiver este cuidado, ao longo do tempo a borracha perecerá e o carimbo vai se tornar inútil.

2. Para começar utilize algo como uma caixa de sapato ou qualquer outra para armazenamento. Conforme sua coleção cresce, você poderá investir em um sistema de armazenamento adequado, a sua escolha (Podemos tratar disso em outro momento).


DICAS:
·       
  •       Não há nada mais frustrante do que ter que passar por toda uma coleção de carimbos para encontrar o que se procura, então porque não fazer um índice numerado em uma parte separada de papel.
  • ·     Nunca armazene seus carimbos em uma cesta de arame, os fios podem  danificar a borracha. Você também pode danificá-los simplesmente ao jogá-los em uma pilha - não faça isso! 

Agora vamos para Limpeza:

Regra de ouro: Se você entrar na rotina de limpeza de seus carimbos após usá-los, eles produzirão imagens melhores e vão durar mais tempo. 

1: Nunca mergulhe carimbos de madeira na água.  Uma vez que ele é colado com cola a borracha acabará desgrudando.

2: Você pode limpá-los com lenços umedecidos. Mas certifique-se que eles não contém  álcool e que não soltem fiapos.

3: Se você estiver usando uma tinta solvente, como StazOn você só pode limpá-los com um limpador especialmente formulado como Cleaner StazOn.

4: Seus carimbos devem ser lavados com água e sabão. Isto irá aumentar a sua viscosidade.

5. A maioria dos cleans vem em conjuntos, normalmente ensanduichado entre 2 folhas de plástico. Depois de limpá-los, tente mantê-los nestes.

DICA:
  • Algumas pessoas ficam chateadas quando  as bases de madeira sujam de tinta - uma maneira de evitar isso é cuidadosamente cobrir a madeira com verniz transparente. 

Um Mimo para quem leu toda esta loooonga postagem.

Uma Receita caseira da Solução para Limpar Carimbos (não sei onde a encontrei, se alguém souber me avise para eu dedicar os devidos créditos).

  • 2 colheres de sopa de glicerina
  • 240ml de água destilada
  • 1 colher de sopa de xampu JHONSON’S
Encontramos todos estes em farmácias.


Espero ter contribuído um pouco mais, e quero ver muitas carimbadas daqui pra frente. 
E não esqueçam, que o desafio com a Mayumi continua até dia 23/04 é uma ótima oportunidade para praticar.

Não tenham medo de ser feliz!

Ótima SEMANA para todas


bjim 
Taty Vanessa




9 comentários:

Unknown disse...

Olá Taty!
Menina que generosidade esta sua, dividindo tantas informações boas para nós, muito obrigada!
Adoro carimbos, uso sempre em meus mini-álbum e nas minhas páginas, nos cartões também.
Que DEUS lhe ilumine sempre.
Beijos.

Irineia Kirach disse...

OI TATY E MENINAS...
Parabéns pela bela e útil postagem.
Adorei este post nos ensinou muito.
Qtas informações preciosas.
Obrigada por dividir.bjos

... disse...

Adorei o texto e o tema tratado, pois tenho muitas dúvidas sobre carimbos e carimbeiras, aliás, para o artigo ficar mais completo, vocês podiam pensar em fazer um texto sobre as carimbeiras, são muitas, e muita gente deve ficar meio atrapalhada como eu.
Beijos a todas!

Elisabeth Sarkis disse...

Otimas dicas taty,valeu querida,bjs

Elisabeth Sarkis disse...

Ops saiu minusculo seu nome, desculpe!!!bjs

Papel com Luxo disse...

Também gostei muito do artigo. Já visitei o site outras vezes, mas nunca participei de nenhum desafio. Hoje resolvi ser uma seguidora e quem sabe, tentar o desafio proposto no artigo.
Quanto a receita Taty não tenho certeza absoluta, mas acho que é do site scrapjackie.com. Creio que possa confirmar com Jackie Monteiro.
Grande abraço, tb vou esperar mais dicas pq amooooo carimbos!bjos, Nidia

silmara disse...

Muito Obrigada todas as dicas foram ótimas para mim Adorei

Gildett de Marillac disse...

Taty, obrigada pelas informações valiosas e muito mais pela receita, o post não ficou longo, ficou justo. Parabéns bjs
PS. Que pena que estou longe de meus papéis e não vou poder participar do desafio...

Unknown disse...

Olá Taty
Adorei,ótimas dicas. Eu adoro carimbas, mas ainda sou principiante.
Valeu!!!!
Bjs e obrigada